quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Resenha: "A Pirâmide Vermelha"

" The Red Pyramid "

Rick Riordan

Editora Intrínseca

445 páginas

"As Crônicas dos Kane" #1

[Débora Isidoro]

- Sinopse -


Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida "normal". E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum.
Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.
Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer - e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.
.

- A Primeira Impressão -

Quando encontrei o livro pela primeira vez, pensei: Ah, só mais um livro do Rick Riordan, e foi exatamente isso o que aconteceu. Não é nada de mais, e segue o mesmo padrão da série "Percy Jackson e os Olimpianos". Sim, há pontos positivos, como a narração bem-humorada, a organização e cenas que me comoveram bastante, mas já a história em si...
.

- O Desenrolar da Estória -

Tenho que dizer que neste livro a história foi se arrastando.
No começo tudo é emocionante e novo, mas no meio do caminho parece que o autor se perdeu, e tenho que dizer que a história ficou meio sem rumo. Cada capítulo era quase um sacrifício de ler, e tenho certeza que o autor havia apenas denominado que seriam 41 a dedo, pois a maioria deles não tinha sentido nenhum na história, e muito menos no final.
.

- Pontos Negativos e Holofotes -

Pois é, há mais pontos negativos e eu pensando que apenas repetiria o que disse anteriormente
O que mais me irritou na série "Percy Jackson e os Olimpianos", é o fato de o autor simplesmente colocar monstros no meio da história, para que, quando chegasse no final do livro, colocar no pensamento de Percy "É, nós passamos por cada coisa..." ; e a história que é bom, nada. Neste volume ele honrou as tradições, e tenho que dizer: ao chegar mais ou menos na metade do livro, pensei em abandoná-lo. 
Mas o final foi comovente o bastante para me convencer de que a leitura valeu a pena, e me fazer pensar sobre como será o volume seguinte.
.

- O Trabalho da Editora -

A adaptação de capa ficou boa, e a revisão ainda mais.
Agora reparem no tamanho do livro em português. Ok, agora vão numa livraria e peçam o volume em inglês. Sentiu a diferença? Estranho, não?
Mas entendo a editora nesse lance de publicar os livros com a página maior, pois eles ficam mais leves e a leitura parece fluir mais rápido, chegando a ser mais fácil e menos desencorajador de chegar ao fim.
.

- Nota -


  

  - Book Trailer -

 
.

- Sobre o Autor -


Referência em literatura infanto-juvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário