domingo, 1 de julho de 2012

Resenha: "O Cálice de Fogo"

"The Goblet of Fire"

J. K. Rowling

Editora Rocco

485 páginas

"Harry Potter" #4

[Lia Wyler]


- Sinopse -
Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.

- A Primeira Impressão - 

A primeira coisa que vi foi - óbvio - a grossura do livro. Assim como outros livros grossos que fui lendo mais para frente, aceitei como um desafio, mas ainda um pouco receoso. Enquanto fui lendo, felizmente, percebi que o estilo leve e criativo da história não mudou.

- O Desenrolar da História -
A apresentação de novos personagens deixa o livro mais bem-humorado e divertido. A tensão, que segue cada uma das tarefas, vicia e deixa você louco para saber como o capítulo terminará. O aparecimento do romance marca cada um dos personagens, mudando até um pouco o rumo dos acontecimentos narrados. O final, arrepiante e triste, deixa a desejar, mas ao mesmo tempo fica perfeito.

- Pontos Negativos -
A morte, que é uma coisa um tanto distante nos outros livros, acaba voltando, tirando bastante a inocência dos volumes anteriores, e acrescentando a intensidade necessária para a conclusão da história. Motivo, pra mim, para que esse seja o meu livro predileto de toda a série. Foi apenas um pouco chocante (por isso ponho aqui), mas nunca decepcionante.

- O Trabalho da Editora -
O que achei estranho é que, desta vez, não há sumário de capítulos. No 2º e no 3º livro, existe sim um índice mostrando onde cada capítulo começa, mas no resto da série não. Eu veria o sumário como uma coisa boa, só não entendi porque a Rocco agiu desse jeito, tão sem compromisso.
Fora isso, a tradução ficou boa, a diagramação continua igual (assim como o título, que descasca) e a capa ficou linda.

- Com Relação ao Filme -
Melhor livro, pior filme. Muitas coisas foram cortadas, mas felizmente foram contornadas com carinho. As piadas e a trilha sonora deixaram o filme cansativo, bem naquele estilo “cinema”, do qual só dá para assistir uma vez. De qualquer jeito, é Harry Potter, então é claro que ficaria bom. (só fica classificado como pior porque os outros são melhores, e não porque esse foi uma porcaria. Por favor, diz que entendeu...).

- Nota -

  

- Sobre a Autora -


Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.

Um comentário:

  1. É meio duvidoso eu comentar sobre Harry Potter, já que sou fanática pela série, mas realmente é um livro incrível. A questão da morte é realmente de chocar, mas a gente vai lendo e percebendo que, poxa vida, é uma guerra... Guerra é guerra, e perdas são de certa forma "normais" em uma história dessas =D

    luenealves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir