terça-feira, 14 de maio de 2013

Política de Resenhas

Bem, eu estava querendo fazer esse texto há um BOM tempo, mas precisava organizar meus pensamentos e ter a maior das calmas para colocar em palavras.
Vi em alguns blogs páginas com os dizeres "Sobre" ou "Política de Resenhas", e nunca quis fazer um texto parecido pois, francamente, é um pouco óbvio. Uma resenha é a opinião do leitor sobre o que leu. O que gostou e por que gostou. The End.
Mas como essa moda de trolls e "críticos de críticas" está afetando muita gente por aí, queria deixar bem claro o que estou fazendo.
Como alguns já devem ter percebido, minhas resenhas seguem um padrão diferente, com tópicos ao invés de um texto mais consistente, portanto há restrições. 
Não tem como eu resenhar uma coletânea de contos, por exemplo, já que o livro não segue uma só estória.
Não-ficção também será apenas comentada - não dá pra reclamar que a história é chata; não é culpa do autor. Eu tenho uma estrutura nas resenhas e pretendo segui-la.
Agora, sobre clássicos gritarei com toda a minha garganta. São livros como quaisquer outros, oras. Mesmo com gente achando que sou muito novo, que "não sei o que estou falando" e que "não entendi metade do que o autor queria dizer", é a minha opinião. Vai soar ridículo, mas é o meu blog. Meu livro. Minha resenha. Se não gostou, pode clicar no "xizinho" e me deixar em paz.
Tenho até medo de criar parceria com qualquer editora para não influenciar minha opinião pelo simples fato de ter ganhado o livro de graça e querer que esse fluxo continue. Já vi vááários blogs famosos que nunca deram uma crítica negativa - e é só olhar quantos e quais são os logos no gadget lateral, e quantas casas no número de "likers" - ou ao menos sabem que "mim" não conjuga verbo, ou que o uso da vírgula é bom e aumenta o ego.
Afinal, qual o propósito de tudo isso? Ter uma estante cheia?
E se estes trolls só querem críticas positivas sobre seus livros preferidos, que façam seus próprios blogs! E que não se irritem quando alguém apontar pontos negativos interessantes e quase invisíveis de suas estórias preferidas - e, de sua forma, originais e únicos.
Assim como livros complicados (aos quais deveriam desafiar-se ao invés dos "Fifty-Shades-da-vida") aumentam a capacidade de pensamento, opiniões diversas nos fortalecem e nos fazem ver, quase literalmente, a situação por outros olhos.


^ ^

Nenhum comentário:

Postar um comentário